sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sobre o mês de Julho, Miss Take e J facts sobre professores




E a vida pouco a pouco volta ao normal. Duas semanas altamente frenéticas, viajando, sendo minder, entregando o resto dos boletins que faltavam. Nem parece Julho, nem parece um período teóricamente destinado ao descanso. Mas é bom mesmo assim. A rotina do semestre, mesmo boa, nos impede de vivenciar diversas coisas. Como, em dia da semana, eu poderia ficar até quatro horas da manhã conversando potoca? Como, dando aulas, eu poderia viajar durante uma semana sem remorço de estar deixando os pobres aluninhos sem aula? É um mês só, mas é um mês valioso. Um Mês pra se fazer o que não se pode fazer nos outros dias. E o melhor de Julho, o que o torna melhor que, por exemplo, Dezembro, é que Julho tem esse ar de respirada. Não é o fim das coisas ainda, o ano não acabou, ainda se pode errar e acertar no mesmo angustiante período que 12 meses. Julho é a soneca na espriguiçadeira depois do almoço, não é o dormir da noite. Curiosidades: Julho tem este nome porque Júlio César nasceu neste mês (pra se sentir daquele jeito tinha que ser leonino :P). Outras:

Julho começa (astrologicamente) com o Sol no signo de Câncer (Caranguejo) e termina no signo de Leão. Astronomicamente falando, o Sol começa na constelação de Gemini (Gêmeos/Gémeos) e termina na constelação de Cancer.

No roda do ano pagã julho termina Lughnasadh ou próximo dela no hemisfério norte e no Imbolc ou próximo dele no hemisfério sul.

Na Igreja Católica Julho é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus.

E o mais interessante de tudo:

Julho e Agosto são os unicos meses seguidos do ano que tem 31 dias. Isso aconteceu porque os dois meses são homenagens a Imperadores Romanos e um não poderia ter uma homenagem menor que a outra.

(Explicação: em Julho começa Leão e em Agosto termina...kkk)

Obrigada, Wikipédia.:D

Então, Braz-Tesol. Sem dúvida a coisa mais legal do Braz-Tesol foi esta figura:

Estávamos eu e Fjr, toddynho oficial destas duas semanas, procurando por bons workshops para assistir no período de alforra, quando não estávamos "mindeando". Meio sem acreditar que fosse ser lá grandes coisas, entramos atrasados em um workshop sobre erros e um cara com um inglês britânico absuuurdamente perfeito está propondo discussões. Desvio a atenção, ele sai da sala, e quando volta está vestido neste outfit acima, exagerando os erros mais comuns (e mais irritantes) que um professor pode cometer em sala de aula (Mistake=Miss Take...polegar e indicador...entendeu, entendeu...).Eu quase não consigo assitir o workshop de tanto rir, de tanto identificar colegas e de, sim, eu assumo, me ver exagerada em muitas de suas catastróficas ações. E o engraçado é que eu já tinha feito coisa parecida à pedido da Malena num TDC que ela ministrou num curso de Inglês de uma amiga dela. Mas ele, definitivamente se garantiu muito mais. Sei lá, acho que é mais fácil ser esnobe e não dar atenção aos alunos com british accent:P Mas, enfim, brincadeiras à parte, foi um workshop digno de aplausos. Não foi só um cara vestido de mulher fazendo gracinhas, os erros que ele exagerou estão tão presentes em sala de aula que chega a ser absurdo. Realmente um tapa na cara pra se refletir por dias. Créditos a Dan Conti, ministrante do workshop (mas cá entre nós, pode chamar de Mr. Take.:D)

Pra encerrar alguns J Facts sobre Professores:

1) Todo professor é muito mais capaz, dinâmico e eficiente quando observa uma aula alheia.

2) Quando professores se reúnem em um encontro como o Braz-Tesol, 80% do tempo gasto em um seminário será gasto em frases sobre a importância da própria profissão, como ganhamos pouco mas somos felizes, como somos absurdamente essenciais à sociedade e o quanto devemos nos unir e nos sentirmos especiais e sublimes. Parece mais uma clínica psiquiátrica que um encontro de professores.

3) O auge da profissão de um professor de Inglês é quando ele tem coragem suficiente para falar em Inglês sobre suas idéias para uma platéia de quase 500 também professores de Inglês, sem contar os nativos espalhados. Pois cada professor daquela platéia espera ansiosamente por um deslize, uma preposição mal empregada, um present perfect no lugar de um past perfect. É como desfilar sem pele para uma platéia de canibais famintos.

9 comentários:

Rogério Lima disse...

Na hora de encarnar,alguma almas superiores são escolhidas por serem ainda mais especiais e estas nascem como Leoninos de Julho. Daí, o resto vai pra Agosto....

Jamie Barteldes disse...

hahahahahahahaha

Exatamente.

Claro que um comentário assim só podia ter sido feito por OUTRO leonino!
kakkaka

Rogério Lima disse...

De Julho,diga-se de passagem .. hauhauhauhau

Unknown disse...

Continua com os J facts, tão bons...apesar de realistas (o que tem que ser) estão perfeitos...1º Jfact desse post sobre o professor, foi especialmente correto apesar de eu não ser um professor !

Patricia M. disse...

Mas os de agosto dividem o mês com Virgem, um signo também superior, de pessoas inteligentes, super organizadas, justas, críticas, de extremo bom senso.

Os de julho dividem o mês com Câncer, e sinceramente... mais sem graça, desinteressante e bobo do que câncer, só Escorpião.

"diz-me com quem andas e te direi quem és" =P (é assim mesmo)?

Enfim... vida de professor é bem peculiar. No fim das contas, acho que só um professor entende outro. É mais ou menos como os psicólogos, que precisam fazer terapia com outros psicólogos. Tu não filmou nem um tiquinho pra gente ver essa Miss Take? hauhaah

Aliás... essa coisa de lidar com pessoas é complicado! Seres que discutem que mês é mais nobre pro seu signo, né? kkkkkkkkkkkkk

Mais J facts! Mais J facts! E ó a zuada aí, povo de julho! =P

Jamie Barteldes disse...

"Mas os de agosto dividem o mês com Virgem, um signo também superior, de pessoas inteligentes, super organizadas, justas, críticas, de extremo bom senso."

Ou seja, eles são uns chatos!kkk

Em momento nenhum eu defendo os cancerianos. Os cancerianos são muito muito muito chatos. Mas não fale uma coisa dessas de um escorpiano. Antes de você terminar esta frase algum escorpiano já arquitetou sua morte em pelo menos 20 possibilidades bastante dolorosas...kakaka

Sim, um professor entende o outro sim. Achoe, aliás, que só um entnde o outro...


Ha-ha. Você fala isso pq tem que dividir o mês com os cdfs...kakaka

Patricia M. disse...

mas eu sou cdf, então. e com muito orgulho hehe

Anônimo disse...

Eu sou canceriana e sou legal, ó!
:P

Jamie Barteldes disse...

kakakakakaka

existem cancerianos legais. O que não existem são piscianos legais...kakakaakak


plita, também sou cdf, mas eu tenho que disfarçar pra minha popularidade não cair.kkkkkkkkkkk