domingo, 4 de janeiro de 2009

Sobre a gripe, ano novo em Canoa e metas



2009 começa e eu já estou gripada. Espero que isso seja uma espécie de bom presságio, tipo, "ficarás doente agora para não ficar no resto do ano". Isso seria ótimo. Não é isso o que mais nos desejam as mensagens de final de ano, saúde? Já pensou um ano inteirinho sem uma gripezinha sequer? Para mim que não lembro de ter passado na vida sequer um mês sem qualquer queixa, acho que sentiria até falta. E o mais engraçado é que eu tendo a ficar doente quando estou de folga ou de férias. Isso quer dizer que o trabalho me faz bem? Espero que não, o corpo pode adorar mas acordar cedo todos os dias não faz nada bem a mente.

O ano novo foi em Canoa Quebrada. Canoa estava na minha lista de "lugares-que-nunca-fui-e-sinto-vergonha-por-isso", junto com Jeri e com o fato de eu nunca ter comido lagosta. E valeu cada minuto! Mas isso foi o fim da viagem, ate chegar em Canoa há uma longa história...

Eis que passando pela beira-mar, ví uma daqueles carros com propostas de passeios e resolvi pedir informações. Havia um pacote razoável que incluía três praias, Morro Branco, Praia das Fontes e findava em Canoa Quebrada. Parecia realmente interessante. 7:20 da matina estávamos firmes e fortes em frente a um hotel esperando pelo ônibus. Pra começar, demorou um século até saírmos de Fortaleza, entre paradas nos hotéis para catar os turistas e paradas em postos para sacar dinheiro. No caminho, descobrimos que éramos os únicos "nativos", todos os demais eram turistas - a maioria Paulistas. Nunca escondí meu pouco apreço por nossos amigos sibilantes e para completar ainda pegamos um guia turístico incapaz de se calar por um instante e que explicava cada uma das gírias que usava - e não eram poucas. Chegando a Morro Branco, todos descem para pegar os Buggys e aí a primeira decepção: o passeio era pago por fora do pacote, e dava um total de R$60 para nós dois, e isso não nos foi falado em Fortaleza. Revoltados e dispostos a gastar nosso suado dinheirinho com algo mais útil do que um fabuloso passeio de buggy no sol quente com os paulistas, fomos levados, contra a vontade do guia e do motorista, direto para a Praia das Fontes. De forma rabugenta, o guia nos informa que podemos ficar na praia até os demais chegarem e que nem adiantava sair dalí pois grutas e formações interessantes eram longe demais e só seriam alcançadas via buggy. Mas sabe-se que somos rabugentos o suficiente para fazemos nosso próprio passeio e seguimos a andar pela praia. E não é que descobrimos formações e até uma gruta! Na volta, conversando com o guia, passou pela minha cabeça fazer turismo, eu não enganaria as pessoas desta forma.

Chegando a Canoa, descobrimos que a irmã do Felipe estaria por lá e resolvemos abandonar o passeio e ficar por lá até o outro dia. E foi a melhor coisa que fizemos. As fotos que conseguimos são provavelmente as mais bonitas que tiramos desde as de Juazeiro. Viajar é realmente uma coisa fantástica! Canoa é linda, suas areias coloridas, suas falésias, sua segurança...Finalmente conhecí a Broadway, que não tem nada de Broad (largo), mas tem os barzinhos mais fofos do mundo, e até meu sonho realizado, um café com livros à disposição do cliente. Até divagamos acerca de largar tudo por aqui e ir morar por lá, perto de um mar limpo, restaurantes fantásticos e o pôr-do-sol mais acobreado que eu já ví. A única coisa que não vale a pena em Canoa são os garçons. Aliás, foi a unica coisa de útil que o guia nos disse. É cada um mais incompetente que o outro, parece que estão em uma espécie de competição para ver quem atende pior. Tirando isso, foram dois dias magníficos. Uma queima de fogos fantástica, mais um ano novo ao lado do meu amor, numa terra paradisíaca. Um dia ainda nos mudamos para lá, vocês vão ver.



Bom, só posso desejar a todos um 2009 maravilhoso. Não se esqueçam de fazer suas listinhas de promessas. Elas são bastante úteis. Na minha há promessa de comprar um carro, cantar em uma band séria, me firmar como tradutora, me formar, passar o carnaval em Salvador e conhecer o sul no final do ano. Se isso tudo vai acontecer, não sei. Mas sonhar sempre nos foi permitido.

Um comentário:

Paula disse...

"barzinhos mais fofos do mundo"

Tu usou a palavra "fofo"? =O

Meninaa... Canoa é bom d+! A água limpinha, aquele azul esverdeado cristalino.. ai ai. Saudade.

Passei o reveillon em Morro Branco e até pensei em dar um pulinho em Canoa, mas depois do tombo que levei e do pouco tempo restante, resolvemos deixar pra dias mais calmos. Canoa merece toda a atenção possível!

Tb quero ir a Salvador esse ano! Meta super traçada! E tb quero assistir um show de stand up com o Danilo Gentili, nem que vá pra SP pra isso! Detesto SP, e nem a conheço ainda!

Adorei as fotos! Se for morar em Canoa um dia, deixa eu ajudar no design do interior da tua casa? =)